agosto 25, 2017

Colheita da Lavanda Aqui Em Casa!

Boa tarde a todos vocês que me acompanham aqui no blog.
Quando somos apaixonados por alguma coisa, a gente faz de tudo por esse amor, não é mesmo?
Quem conhece um pouco sobre os efeitos da lavanda na nossa saúde emocional, principalmente, morre de amores por essa linda flor.

Não estou na França, nem na Inglaterra, mas aqui mesmo no Brasil dá pra ter um pouco desse aroma delicioso, que se espalha no ar e acalma a nossa alma, trazendo limpeza, purificação e frescor a todo nosso ser, de forma integral.

Um pequeno jardim já dá para colher uma boa quantidade de flores, e assim nos deliciarmos com esse cheiro maravilhoso.
Após a floração fiz o corte dos ramos das flores, retirei as folhagens, para que secassem melhor, e fui amarrando em ramalhetes.
Depois pendurei os ramos com as flores pra baixo, em um lugar ventilado.

A lavanda aqui no Brasil perde um pouco mais a coloração depois de secas, mas dá para aproveitarmos do mesmo jeito, em receitas culinárias, pra fazer um óleo aromático para massagens, um spray de lavanda, sachês, travesseiros aromáticos, raminhos para decorar, sabonetes, etc.

Pra fazer o óleo essencial necessitamos de um destilador, pois sua essência precisa ser extraída por arraste à vapor. E necessitaríamos de uma quantidade maior de flores também.

Bem, o mais gostoso disso tudo, é que o prazer de manusear essa planta é realmente maravilhoso.
A casa fica com aroma de lavanda, e nos primeiros dias em que as flores estavam secando, o quarto onde eu as pendurei ficou muito perfumado, e à noite, com a casa toda fechada, o aroma se espalhou pela casa inteira, que delícia...

No dia seguinte que eu colhi as flores, começou a chover, e foram alguns dias, por isso algumas fotos não estão tão boas.
Outras, já foram tiradas com mais luminosidade, e portanto estão um pouco melhores.

Espero que gostem do post, e quem puder ter algumas lavandas em casa, nem que seja na varanda de um apartamento, vão poder dizer um dia, como é delicioso poder lidar com essa plantinha mágica, e extremamente terapêutica.

Um grande beijo pra vocês, e um lindo final de semana!

Beatriz Oberg.




2 comentários:

  1. Bom dia!!! Que lindo de ver, e, imaginar o cheirinho espalhando-se pelo ar, então... Uma pena que onde moro é tão difícil encontrar mudas. Creio que terei que comprar sementes pela internet mesmo, embora as mudas sejam mais fáceis de lidar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, que bom ver seu comentário, obrigada.
      Hoje em dia está um pouco mais fácil encontrar as mudas de lavanda, mas realmente, dependendo da região onde você mora, às vezes não acha mesmo. As mudas são melhores do que as sementes, e você tem que comprar de um produtor conceituado.
      Com as próprias estacas do corte, eu faço mais mudas, e replanto.
      Espero que você consiga, porque é bom demais manusear essa planta tão maravilhosa.
      Um beijo pra ti.
      Bia.

      Excluir

Olá pessoas queridas do blog!
É muito gostoso ver o comentário de vocês, fico feliz com todas as ideias, opiniões e sugestões.
Muito obrigada, todos são muito bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...