setembro 01, 2016

Bougainvillea, Exuberância e Cor!

Bom dia pessoas queridas!
Dia 1 de Setembro! Ainda faltam alguns dias para oficialmente iniciar uma das estações mais lindas do ano, a Primavera. Mas a natureza já vem se preparando, e a gente pode notar as plantas começando a florescer, as árvores frutíferas, tudo na mais perfeita Ordem do Universo. Observar a natureza e os seus ciclos, e entender que a nossa vida também faz parte dessa Ordem Universal é maravilhoso, pois ajuda-nos a compreender as transformações internas e externas da nossa vida.

E para iniciar esse mês das flores, vou postar aqui pra vocês a exuberância dessa linda flor, conhecida também por Primavera, justamente por florescer nessa época, cujo gênero botânico é a famosa Bougainvillea, pertencente à família Nyctaginaceae.



É uma planta nativa da América do Sul, de origem brasileira, e podemos encontrá-la nas mais diversas cores, como Roxa, Cor de Rosa, Vermelha, Amarela, Laranja, Branca, Cor de Vinho, Creme, etc.
É uma planta trepadeira, lenhosa, e pode servir de cerca viva, podendo também ser podada, conduzindo-a no formato que quiser, ou mesmo deixá-la crescer como uma pequena árvore, arbusto, ou em caramanchões e pérgolas.



Na época da floração ficam assim, maravilhosas e cheias de esplendor!
É uma planta que necessita de sol pleno e podas anuais. Existem várias espécies, mas as mais comuns são: a Bougainvillea glabra e a Bougainvillea spectablis



Conta-se que Louis Antoine de Bougainville, um matemático francês, entre 1766 e 1769 comandou uma expedição pelo mundo acompanhado de alguns cientistas, e quando a expedição chegou ao Brasil, no estado do Rio de Janeiro, o naturalista que o acompanhava, Philibert Commerson encontrou essa planta numa esplendorosa cor violeta.

Louis Antoine encantado com o colorido dessa flor, retornando a França, deu de presente ao Rei Luís XIV alguns exemplares. Ainda hoje, no Museu de Paris, a planta está exposta, e é a primeira referência oficial a essa espécie brasileira.
Assim, para homenagear Bougainville, o nome científico da planta passou a ser Bougainvillea, que em latim significa planta de Bougainville.





Puro Encanto e Beleza!

Amigos queridos, que o mês de setembro, chegue pra vocês com tudo que diz a letra dessa antiga e eternamente linda música do Beto Guedes, Sol de Primavera!

Um grande beijo pra todos vocês!

Beatriz Oberg.





























































Imagens: Pinterest




5 comentários:

  1. Fotografias maravilhosas, ornamentadas pela beleza generosa das bougainvilles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen, obrigada pelo seu comentário.
      Um beijo,
      Bia.

      Excluir
  2. Boa noite, poderiam me informar onde encontro a primavera roxa. Gostaria de te-la na minha coleção. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, você pode encontrar aqui na Holambra, no Garden, na Pronta Flora, ou então no Ceasa. Não sei a cidade onde está, mas em Campinas e São Paulo capital você encontra fácil. Existem vários tons da primavera roxa.
      É uma flor exuberante mesmo, lindíssima.
      Beijos,

      Beatriz Oberg.

      Excluir
    2. O Ceasa é em Campinas e São Paulo. Tem que dar uma ligada antes, porque em Campinas tem um dia específico, para abrir para os consumidores. Era de quinta-feira se não me engano.
      Aqui na Holambra é bom ligar também porque às vezes eles não tem pronta entrega, mas você pode encomendar. O telefone da Pronta Flora é (19) 3802-8080

      Excluir

Olá pessoas queridas do blog!
É muito gostoso ver o comentário de vocês, fico feliz com todas as ideias, opiniões e sugestões.
Muito obrigada, todos são muito bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...