maio 24, 2016

Saintes Maries De La Mer!

Bom dia queridas pessoas!
Por esses dias, a cidade de Saintes Maries de la Mer está em festa!

santa-sara-kali

Hoje, dia 24 de Maio comemora-se o dia de Santa Sara Kali, a santa protetora e padroeira do povo cigano.


santa-sara-kali

Saintes-Maries-de-la- Mer , ou "santas marias do mar ", é uma pequena vila de pescadores localizada no centro-sul da costa do mediterrâneo, França, na região de Camargue, uma região de planície no delta do rio Ródano (Rhône) conhecida pelos famosos cavalos brancos do mar e touros bravios, além de abrigar o Parque Natural Regional da Camargue, onde diversas espécies animais, incluindo a maior população de flamingos da Europa pode ser vista.



Bem pertinho de Arles, Saintes Maries é uma charmosa estação balneária e local de peregrinação importante para a comunidade cigana.
Escavações arqueológicas e lendas locais indicam que a região tem sido venerada como um lugar sagrado por uma sucessão de culturas, incluindo os celtas, romanos, cristãos e, mais recentemente, os ciganos. 


gypsy


Saintes-Maries-de-la-Mer teria sido o porto onde desembarcaram as santas Maria Salomé e Maria Jacobé, acompanhadas de Santa Sara, fugidas da Palestina em uma barca que navegou sem rumo até chegar ao local. 



Segundo a lenda, depois da morte de Jesus Cristo, Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia, Lázaro e Sara (uma cigana escrava), foram atirados ao mar, fugindo de Jerusalém, em uma barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar.



Então Sara retirou o lenço da cabeça, chamou por Jesus Cristo e prometeu que, se todos se salvassem, ela seria sua escrava, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.
Por um milagre, a barca atravessou o oceano e chegou com todos salvos na França, nessa região da Provence, hoje denominada Saintes-Maries-de-La-Mer.


Depois de desembarcarem, Marie-Madeleine foi para Sainte-Baume , Lazaro para Marseille. Marie Jacobé e Marie Salomé ficam na cidade com a escrava Sara, aonde ficaram até a sua morte.



Em torno da igreja se organiza o comércio local, com várias lojas de produtos típicos da Provença e da Camargue, principalmente botas de cavalgada e chapéus, já que a região é renomada pelos belíssimos cavalos e cavalgadas promovidas ali.










A Igreja de Saintes Maries de la Mer



A igreja de Saintes-Maries é um monumento imponente que pode ser visto à distância, e foi construída dentro de uma muralha, nos séculos XI e XII para desempenhar a dupla função de fortaleza de proteção contra os piratas e local de recolhimento espiritual.




Chega-se à parte mais alta por uma escada de 53 degraus. De lá, uma linda vista da cidade. Dentro da igreja, o barco das 3 Marias, que é levado nas procissões. 

Na capela alta, relíquias das Marias e de Sara, a Virgem Negra. 


Cruz de Camargue, na Igreja de Saint Marie de la Mer, que significa:

"Minha fé está ancorada em meu coração"


Em Camargue, ela é representada por uma imagem de madeira, de cor negra, vestida com ricos brocados e guardada no interior da cripta da igreja de Nossa Senhora do Mar, principal templo católico de Saintes-Maries-de-la-Mer. No Brasil, vários grupos ciganos a invocam, também com o nome de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Penha.



No ritual apresentado no dia 24 de maio, logo pela manhã, inicia-se uma grande procissão, escoltada por guardiões montados em cavalos brancos, os ventos fortes no caminho, através das ruas estreitas onde Santa Sarah, é levada até o mar. A imagem é então despida e lavada nas águas. Após o banho, volta em procissão ao seu altar na cripta da Igreja.
E todo o povo a saúda dizendo:

"Vive Sainte Sarah! "



Para os ciganos, ela intercede junto a Jesus Cristo em nome daqueles que desejam receber ajuda divina em todos os aspectos da vida. Além de trazer saúde e prosperidade é cultuada principalmente pelas mulheres, por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Desde muito, quando não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela e, se concebessem, iriam a sua cripta.
Existem centenas de diklôs (lenços) na cripta de Santa Sara, em agradecimento pelas maiores bençãos que alguém pode alcançar: Amor e Filhos!




 Lá faziam uma noite de vigília e depositavam em seus pés - como agradecimento, um lenço de cabeça diklô (sempre o “mais bonito” que encontrassem). São milhares os lenços deixados lá como prova dos seus milagres. As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Mas perseguirá os opressores, os racistas, aqueles que vão contra seus protegidos primeiros (os ciganos). Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos, dos desamparados e das causas “impossíveis”.






TU KE SAN PERVO ICANA ROMLI ANELUMIA
TU KE BILADIATO LE GAJIE ANASSOGODI GUINDIÇAS
TU KE DARADIATO LE GAJIE, TAI CHUDIATO ANEMARIA,
THIE MERES BI PAIESCO TAI BOCOTAR
JANES SO SI E DAR, E BOCK, THAI O DUCK ANO ILÔ
THIENÁ MEKES MURRE DUSMAIA THIE AÇAL
MANDAR THAI THIE BILAVELMA
THIE AVES MURRI DUKATA ANGRAL O DHIEL
THIE DHIESMA BAR, SASTIMÔS, THAI THIE
BLAGOIS MURRÔ TRAIO.
THIE DIEL O DHIEL.

Tradução:


Tu que és a única santa cigana do mundo
Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceitos
Tu que fostes amedrontada e jogada ao mar,
para que morresses de sede e de fome
Tu sabes o que é o medo, a fome e a dor no coração.
Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem
Que tu sejas minha advogada perante Deus.
Que me concedas sorte, saúde, e que abençoe a minha vida.
Amém.




Queridos amigos!
Povo feliz é o povo que tem a alma livre, desprendida e sábia!
São as pessoas que compreenderam que a vida é muito mais do que tudo o que enxergamos aqui, pois os tesouros estão somente guardados no coração, e a alegria está essencialmente na música que toca na alma, e é somente você que pode escolher essa sua estrada...!!!




Desejo a todos vocês um dia muito feliz, com muitas músicas lindas tocando, músicas alegres, para que a alma possa dançar sentindo o coração em paz com a vida, e com todas as pessoas ao redor.
Que a luz do sol e de uma linda noite de luar possa iluminar constantemente a estrada de vocês, com a proteção do manto de luz de Santa Sara Kali!

Beijos,

Beatriz Oberg.

E que sejamos abençoados com o sal, com o pão e com o ouro!
"Thie Aves Thiatlô Lom, Manrô Tai Sunkai!" 





































Oração a Santa Sara

"Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir. Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas. Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios. Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos. Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais. Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos. Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento. Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida. Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus. Santa Sara, rogai por nós. 

Amém."



Optchá!



♥♥


Veja mais sobre Santa Sara Kali aqui neste link:

http://formosacasa.blogspot.com.br/2017/05/santa-sara-kali.html





www.embaixadacigana.org.br;  http://www.saintesmaries.com; http://culturasciganas.blogspot.com.br/; http://www.camargue.fr/ pinterest; google; http://dicasdefrances.blogspot.com.br; http://magocigano.blogspot.com.br/



2 comentários:

  1. Santa Sara Kali nunca foi escrava.

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pelo seu comentário. Existem algumas lendas sobre Santa Sara Kali. E,de acordo com a embaixada cigana do Brasil conta-se em "uma das lendas que Sara era egípcia e foi para a Palestina como escrava de José de Arimatéia. Este, que no ano 50 d.C empreendeu fuga da perseguição romana aos cristãos, viajando através do mar em uma pequena embarcação acompanhado de Maria Jacobina (irmã de Maria de Nazaré), Maria Salomé (mãe dos apóstolos João e Tiago) e Maria (mãe de Jesus). Eles se depararam com uma tempestade severa e segundo essa versão da lenda, Sarah guiou a todos, por meio da leitura das estrelas, para a costa distante, no sul da França."

    Mas, se ela foi ou não uma escrava, isso não faz a menor importância, ela continua linda, padroeira do nosso povo cigano, e amada por todos.

    Beatriz Oberg.

    ResponderExcluir

Olá pessoas queridas do blog!
É muito gostoso ver o comentário de vocês, fico feliz com todas as ideias, opiniões e sugestões.
Muito obrigada, todos são muito bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...