fevereiro 10, 2016

Chá Das 5!

Olá amigos e amigas!
Vocês estão bem?
Alguns hábitos na vida, além de saudáveis podem criar um universo de beleza e glamour.
Quando o Big Ben em Londres marca 17:00 horas, muitas famílias ainda preservam o costume do tão famoso e prazeroso chá das cinco.
Envolto nesta beleza dos ares da realeza, essa tradição é conhecida mundialmente.

De acordo com a revista Super Interessante, esse costume antes de ser inglês já era uma tradição portuguesa, com certeza. "O hábito de tomar chá foi levado para a Inglaterra em 1662 pela filha de dom João IV, Catarina de Bragança, ao se casar com o rei Charles II. Lá, foi adotado pela corte", conta o professor de história Henrique Carneiro, autor do livro Comida e Sociedade, uma História da Alimentação.
O chá, um dos produtos exóticos que os portugueses descobriram no Oriente, vinha da China via Macau, uma das colônias portuguesas da época.

Mas também conta-se uma outra história que foi por causa de Anna Maria Russell, duquesa de Bedford, que essa tradição ganhou fama e notoriedade.
Ela se sentia faminta entre o almoço e o jantar, e portanto tomava um chá com leite e açúcar e uns biscoitinhos.
Com o tempo, aristocratas e burgueses ingleses passaram a imitar o ritual da duquesa em suas casas, aproveitando a ocasião para exibirem as mais caras e belas porcelanas e pratarias. A partir daí, a tradição se espalhou, salões de chá foram criados e toda a Europa foi tomada pelo consumo do chá das cinco.

Atualmente, esse horário das cinco, em função da correria do dia a dia, não é mais assim tão rigoroso, mas para as pessoas mais idosas, que ainda conservam um pouco mais as tradições, elas preservam o costume.

Um lindo e saudável hábito!
Uma ótima quarta feira pra todos vocês e até amanhã!

Bia.




























































imagens via pinterest, https://www.mexidodeideias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoas queridas do blog!
É muito gostoso ver o comentário de vocês, fico feliz com todas as ideias, opiniões e sugestões.
Muito obrigada, todos são muito bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover