agosto 19, 2015

Rosinhas Trepadeiras, Uma Formosura!


Bom dia pessoas amigas!
Cuidar de rosinhas trepadeiras é muito fácil, aliás as rosas são flores muito formosas e belas, e no geral precisam de pouco trato cultural.
O segredo das roseiras se desenvolverem bem é ter muito carinho por elas e cuidar com muito amor.
Elas sentem isso! Converse com elas.As plantas são como os animais, reconhecem quem cuida, quem dá amor.

Ela é a rainha das flores nos quatro cantos do mundo, e um dos mais deliciosos óleos essenciais aromáticos que podemos sentir! São as flores mais antigas cultivadas, estiveram presentes no grande Império Romano, Grego e na Babilônia.
Seu óleo essencial tem um poder enorme de cura....é o óleo do Amor Maior.




E falando em amor, a gente também lembra do amor romântico, e como uma rosa expressa a beleza desse sentimento, quando é oferecida a uma mulher.
Todas as mulheres amam rosas!
Lembrei-me dessa música linda que toca muito o nosso coração, justamente porque me recordei de Rafael, o personagem da novela Alma Gêmea, que cuidava de seu maravilhoso gazebo repleto de belíssimas rosas...















Mas também é preciso você cuidar da terra do vaso, ou da terra do jardim onde ela estiver plantada.Ela gosta de terra fofinha, lugar bem arejado, com bastante claridade, e luz solar, pelo menos por 6 horas diárias. Não gosta de temperaturas muito baixas, nem altas demais, portanto clima temperado.











    Dentro de casa, em lugares sombreados, ou com pouca luz elas não vão bem, nem adianta plantar.
    Aprecia solos irrigados e fofinhos, mas não encharcados, somente úmidos, e se for colocá-las em vasos, não se deve plantá-las junto com outras plantas, pois elas irão competir em relação aos nutrientes do solo.
    Em apartamentos dá para colocá-las em varandas onde haja sol.
    É bom evitar vasos de barro pois mesmo que você passe neutrol por dentro, eles acabam ressecando muito, é preferível vasos de cimento.















    No inverno elas tem que ser podadas para terem mais vigor e força na primavera.
    E corte o caule num ângulo de 45º, com a parte maior do corte para flora da planta.
    Quando começar a aparecer as primeiras flores você pode fertilizá-las, misturando NPK líquido, na proporção 10 10 10. Siga as instruções do fabricante no rótulo, mas em geral você dilui 5 ml (uma tampinha) para um litro de água, e depois dessa mistura pronta pode colocar uma xícara de café (50 ml). Isso você pode fazer de 15 em 15 dias.
    Pode usar o NPK granulado também, mas é preciso muito cuidado na medida, pois pode queimar a planta. 
Não têm mistério cultivá-las, com a variedade de cores que existem elas se tornam um verdadeiro colírio para os olhos.
Apreciem as belas imagens, como são lindas!
Um grande beijo pra vocês!

Beatriz Oberg.




































Fonte: Pinterest

2 comentários:

  1. amei o jeito que vc explicou como cuidar e amar essa linda planta.porque acredito sim ,que precisam de amor pra florir com toda a exuberância.estou começando a cultivar esse tipo de roseira trepadeira e espero que tenha a felicidade de ver essa beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirley, obrigada pelo seu comentário carinhoso. É uma delícia cuidar das rosas, eu amo, e elas demonstram gratidão a nós, e nos presenteiam com as mais belas e coloridas flores. As trepadeiras são mais enjoadinhas até atingir um certo tamanho, elas são um pouco mais demoradas, mas depois que elas acostumam com o local em que estão plantadas, elas vão super bem. Só tenha cuidado com formigas cortadeiras, porque elas acabam com as folhas. Esteja sempre observando. Um grande beijo pra ti.
      Beatriz Oberg.

      Excluir

Olá pessoas queridas do blog!
É muito gostoso ver o comentário de vocês, fico feliz com todas as ideias, opiniões e sugestões.
Muito obrigada, todos são muito bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover